quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Bolso avivado (Double Welt Pockets)




Olá sewing lovers,

Semana animada!!! 2 projetos concluídos e algumas técnicas aprendidas (e você pensando, "que legal, mas não postou nada" rsrs calma, pessoal, um dia eu chego lá).

Dessa vez emergi das profundezas do interiozão pra mostrar que aprendi a fazer o bolso avivado (em prefiro chamá-lo bolso de alfaiataria). Lembrando que não é um tutorial, só registrei algumas etapas. Pra melhor compreensão, veja o vídeo.

Vamos ao que interessa. Aqui, tracei mais ou menos como você pode fazer. A largura do bolso normalmente tem 13cm e os vivos 0,5cm. O meu bolso é só uma amostra, então fiz maior.


Bolso riscado no tecido já com as duas costuras feitas. Lembrando que é preciso começar e finalizar a costura nos pontos exatos em que o bolso foi riscado.


Aquele risco em vermelho da imagem é onde você deve cortar. Muito cuidado, é preciso cortar certinho, principalmente nos ângulos.

Cortado e pronto para ser virado.


Já do lado avesso. Esse tecido mais escuro costurado abaixo é o forro do bolso.

      
Dobrando os vivos. Faça uma marcação para deixar a dobra bem centralizada. Use o ferro de passar. 



Assim deve ficar do lado direito. Tão lindo!! *-*

Costura em torno do vivo. 



A partir desse ponto só costurar o fundo do bolso e... voilà, seu bolso está ponto!  Em breve espero fazer este bolso numa calça que ando planejando há..........séculos.



Assistam ao vídeo, é super explicativo. Se ficar alguma dúvida, só perguntar aqui em baixo. ;)




2 comentários:

  1. Obrigada pelo termo, não consegui achar a tradução desse "jetted pocket" em lugar algum! Nunca tinha ouvido falar de "avivado" ou de "vivo"! :) Isabel

    ResponderExcluir
  2. Oi Isabel, também achei estranho quando encontrei o ter em português. Obrigada pela visita! :)

    ResponderExcluir