quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Mais Shorts... peças do curso


Yello!! mais um post quentinho saído do forno!

Alguns posts atrás falei de uma obsessão que andava me perseguindo, a obsessão por Shorts. 
A verdade é que andei refletindo sobre isso e percebi que não era bem o short que me atraia, mas o jeito de fazê-lo, principalmente se fosse os de alfaiataria. 


Em uma das aulas do curso de Corte e costura fizemos um short. Para essa aula não foi preciso fazer a modelagem do mesmo, uma vez que a professora dispunha de um destes moldes com gradação. O molde base utilizado foi o Kit Moldes Exacto para calça social feminina (imagem abaixo).


Esse molde é bem interessante e fácil de entender. Não dá pra ver na imagem, mas aí tem a frente e as costas da calça social que serve muito bem para fazer o short. Neste kit os tamanhos variam de 38 a 56, se não me engano. Normalmente eu uso tamanho 38 (para calça jeans), mas nesse molde o meu tamanho foi o 42. Como se trata de um molde base para calça social sem bolso e com pences atrás, dá pra criar peças em cima dele bastando fazer algumas alterações. Observe que não há braguilha neste padrão, então é preciso inclui-la ao traçar o molde, se for colocar zíper.

A partir deste molde base fiz dois shorts, um cintura alta estilo alfaiataria e outro com cintura baixa, mas com elástico no cós (apenas atrás). 

Short Cintura Alta 














Tecido e aviamentos
Pra fazer o short usei cerca de 1,0 metro de tecido algodão cru, desses usamos na confecção de ecobags. O próprio curso disponibilizou alguns tecidos para serem utilizados nas aulas e este foi um deles. Zíper de 15 cm, 1 botão (que eu ainda não tive ânimo de pregar porque casas não são o meu forte).

Para este modelo, mantive a altura da cintura e apenas acrescentei pences na frente. Com o molde riscado aumentei 2 cm nas laterais da parte da frente (sem incluir margem de costura), 1 cm para cada pence. 


Short com elástico



detalhe pences




detalhe do cós com elástico


Tecido e Aviamentos

Para este modelo usei 1,10cm de tecido algodão e 20cm de elástico. 

Pra fazer este short baixei a altura da cintura. Com o cós mais baixo é necessário aumentar a largura da cintura, frente e costas. Retirei as pences das costas, mas mantive na frente. É um short fácil de fazer, sem muitos problemas, exceto na hora de pregar o cós com elática que sempre dá um trabalhinho.  


Espero que tenham gostado das duas versões dos shorts feitos com um mesmo molde.
Obrigada por ler!! 












Nenhum comentário:

Postar um comentário